Início Aulas de Francês

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Palestra Imigração - Curitiba

Ontem teve a palestra de imigração aqui em Curitiba. Foi bem demorada (durou praticamente 3hrs) mas bem esclarecedora, principalmente para quem ainda não sabe nada sobre o processo (o que não é o meu caso, já me considero uma MBA em Imigração de tanto que pesquiso desde 2007).
Começou com uma apresentação da Aliança Francesa, que ofereceu alguns cursos, e depois a palestra com o Sr. Gilles Mascle se dividiu em 03 partes:

- Apresentação sobre o Québec
- Como funciona o processo
- Perguntas

Já havia assistido a essa palestra em 2007 ou 2008 (não lembro) com a Soraya Tandel, mas achei essa melhor, mais completa.
Segue abaixo algumas considerações:

- Prazos: Para a entrevista ele informou de 1mês e meio a 4 meses desde o recebimento do dossiê. Para o Federal primeiro ele disse 10 a 12 meses, aí fez uma cara feia e disse: "Não, agora está demorando mais" e no resto da palestra citou sempre de 12 a 14 meses para o processo federal.
- Ele citou muito a cidade de Trois-Rivière. Em 2007 a Soraya citou bastante Sherbrooke. Acho interessante o futuro imigrante considerar ir para uma dessas cidades menores, pois é onde eles estão precisando mais.
- Sobre as profissões em demanda ele falou mais especificamente sobre TI e Enfermagem. Segundo ele 20% dos enfermeiros do Québec vão se aposentar até 2015. Eles precisam suprir essa deficiência até 2020. A equivalência de diploma pareceu ser bastante simples. Resumindo: chegando lá os enfermeiros fazem um estágio de 6 a 8 semanas em algum hospital, e depois passam por uma prova. Passando na prova já conseguem a licença para trabalhar. Quanto a TI ele falou que a cidade de Québec é um centro financeiro e político com muitas sedes de banco, empresas de seguro, governo etc. sendo uma boa opção para profissionais dessa área.
- Fui na palestra para, além de me atualizar, tirar uma dúvida que é o que mais me preocupa no processo todo: Dos 04 anos que tenho de experiência como arquiteta, 03 deles eu tinha somente um contrato verbal com o empregador. Como comprovar isso? Quando fiz a pergunta Sr. Gilles fez uma cara não muito animadora, e me pediu para falar com ele no final da palestra pois era um caso mais específico. Tinha um advogado com o mesmo tipo de problema. No final falei com ele e a solução que encontramos foi eu anexar os meus quadros de horas e os depósitos mensais na minha conta em nome da empresa do meu ex-chefe. Nisso eu comprovo 1ano e 9 meses. O outro período de 1 ano e 4 meses que trabalhei em outra empresa com contrato verbal ela me pagava em dinheiro. Aí complicou. Já pedi para ela fazer uma carta, mas provavelmente só isso não será suficiente para convencer quem analisar meu processo. Então melhor não considerar esse período no teste online. Uma pena, pois isso está afetando meus pontos. Com 04 anos comprovados eu precisaria somente do primeiro nível do intermediário de francês. Com 03 anos preciso do intermediário avançado, o que acarreta em mais tempo de francês antes de dar entrada no dossiê. Aiai... fazer o que né. O advogado conseguirá comprovar isso com uma declaração da OAB dizendo em quantos processos ele trabalhou. Como eu desenvolvia projetos lá no escritório mas não assinava, não tenho como pegar uma declaração do CREA. A declaração de imposto de renda também resolveria esse problema, mas como sempre fui isenta não tenho essa possibilidade.
Ótima situação a minha. Mas já posso usar isso para quando o oficial me perguntar "Porque imigrar para o Québec?" Aí já digo que uma das razões é a minha profissão não ser valorizada no Brasil e que nenhum empregador assina a carteira porque ninguém paga o piso salarial que a lei determina para o arquiteto, hoho.

Enfim, para que tá iniciando o processo segue abaixo os links fundamentais:
Imigrar para Québec
Empregos do Québec
Avaliação Online

Aqui achei um post sobre uma imigrante que foi para Trois-Rivière. Se alguém souber de algum blog de alguém que foi para lá por favor me indique:
Post Trois-Rivière

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem ?
    Primeiramente, boa sorte nesta caminhada por informações e estudo do francês. Fizemos nosso blog no mesmo período que você, tinhamos acabado de se matricular no francês.

    Sobre blogs de TR, te indico de um casal que conhecemos pessoalmente, e estão dois anos lá.
    http://biancaetwilliam.blogspot.com/

    Este outro blog encerrou as postagens, mas tem muitas coisas interessantes por lá: http://quebeccoeur.blogspot.com/

    E tem mais esse: www.quebecaotucupi.blogspot.com, que é de uma familia que pretende ir para TR, ainda estão no Brasil

    espero ter ajudado, grande abraço

    Rosi

    ResponderExcluir
  2. obrigada, vou te seguir e gostei do seu blog...boa sorte na sua nova caminhada.

    ResponderExcluir