Início Aulas de Francês

terça-feira, 31 de maio de 2011

Dúvida cruel...

Salut!!
Ontem fui na palestra da Maria João e da Nanny do Unzip Canada que teve aqui em Curitiba. Ao contrário do que pensava, a MJ trata de todos os tipos de processos, não só o Federal.Vou fazer uma cotação de quanto é essa consultoria que ela dá porque nos últimos dias estou muito em dúvida se faço o processo de Québec ou o Federal.
Para o de Québec preciso de francês nível intermediário avançado para atingir a pontuação. E isso levará uns bons meses de aulas de francês até eu dar entrada (e irmã morando em Toronto não me dá ponto nenhum).
Já no processo Federal estão quase sobrando pontos (ganho 5 só pelo fato de minha irmã estar lá), mas também sobra preguiça de toda a burocracia de tradução juramentada e me falta o $$$ (se bem que até tenho uma estratégia para isso).
Para o Federal seria só fazer a prova do IELTS (estudar um pouco antes né), juntar a documentação e dar entrada. Já para Québec nem tenho previsão. Segundo o pessoal do Centre Québec só o nível básico leva de 10 a 12 meses. Imaginem p/ chegar no intermediário?
A Mamãe ZO do blog Família ZO no Québec deu a dica de estudar algumas semanas no Québec, mas só terei férias em março do ano que vem, aí não tem como considerar essa opção.
Outra pressão é que em 01 de julho provavelmente irão mudar as regras do Federal... Ainda há vagas para arquitetos, mas e se tiram arquitetura da próxima lista de profissões?
Enfim... estou bem perdida...aceito pitacos!! O que vocês acham?

5 comentários:

  1. Olá! É chato dar pitaco em assunto tão sério assim mas pelo q vc relata nesse post acho melhor vc ficar no processo Federal, viu...

    ResponderExcluir
  2. Oi, concordo com Thiago, acho que se você tem o inglês legal, deve arriscar no federal. E se acontecer de não dar certo, você poderá tentar pro Québec ainda.

    abraços
    Rosi

    ResponderExcluir
  3. E aí, Daphne, o que resolveu?
    Esse papo do Centre Quebec de 10 a 12 meses só pro básico é furada. Só se for básico de grego...
    Dá pra ficar básico bem rapidinho, é só querer, mas vale mesmo analisar e ver qual dos dois processos te favorece mais.
    Bon courage,

    Mamãe ZO

    ResponderExcluir
  4. Olá Daphne!
    Encontrei seu blog hoje e me deparei com sua duvida... pois bem, também acho ruin dar pitaco. Mas meu marido e eu passamos pela mesma dúvida e acabamos optando pelo processo federal, que apesar de , oferecer mais custos e riscos, nos pareceu o mais certo já que nosso destino final é Vancouver e não Quebec!

    Talvez eu esteja escrevendo aqui e você já tenha até decidido, né??

    Gostei de achar uma conterrânea, também somos de Ctba!
    D&H

    ResponderExcluir
  5. No Canada ingles vc tem mais oportunidades de trabalho; depois de 2 anos trabalhando em ingles, va dar um passeio em Montreal e comece verificar oportunidades.

    ResponderExcluir